domingo, 8 de abril de 2012

Feliz Páscoa!


Durante a semana santa, a hipocrisia é tanta que chega a ser engraçado. É tanto "não pode" que me sinto na Inquisição Espanhola. 

Na sexta-feira santa não pode beber nada alcóolico, não pode comer carne nem doces, também não pode rir e nem ser feliz. Mas fiquem tranqüilos, falar mal da vida alheia e desejar mal ao próximo está liberado e, é claro, gastar todo o dinheiro do mês em bacalhau para nao cometer nenhum pecado, afinal, as pessoas estão mais preocupadas com o que entra nas nossas bocas, do que com o que sai. 
Sábado de aleluia é dia de malhar Judas, oba!! Vamos exercitar todo o perdão que nos foi ensinado, julgando e condenando alguém que traiu uma vez e que foi perdoado pelo próprio traído, até porque ninguém nunca errou ou traiu na vida.

Finalmente chegou o tão esperado domingo, dia de entupir-se com o chocolate que você pagou o triplo que pagaria em outra ocasião. Gasto justificável, pois o chocolate, que nem existia na época de Cristo, tornou-se mais importante que o próprio. Isso para quem pode é claro, pois no momento milhares de crianças descobriram que não são especiais e boazinhas o suficiente para receber a visita do coelhinho. 
Domingo de Páscoa também é dia de perdoar, vamos esquecer todos os nossos desafetos e dar um abraço apertado em quem nos fez algum mal, mas não se preocupem, nao precisa ser verdadeiro e na segunda-feira você poderá falar mal e odiar novamente e, é claro, malhar no próximo sábado de aleluia!!!
...
Sei que meu texto foi um pouco ácido e radical, porém cada vez mais vejo a Páscoa tornando-se um comércio frio e longe do verdadeiro sentido. Parece mais uma data para dividir classes e estampar ainda mais as diferenças sociais da nossa sociedade. 
É claro que quem pode comprar o ovo, o bacalhau e o que bem entender, se sente vontade que compre, mas isso nao deveria ser uma regra e nem motivo de vergonha ou sacrifício. 
E o verdadeiro significado, que é amar e perdoar o próximo e acreditar na humanidade, independente de quantas pedras lhe são atiradas. 
Independente de qualquer religião, crença(ou falta delas), temos que reconhecer que homem, Deus ou revolucionário, Jesus morreu por amor ao próximo, por uma causa em que acreditava, soube perdoar e lutar por um ideal, qualquer misticismo, história e/ou religião que formou-se depois disso não é relevante, mas sim os ensinamentos que foram deixados, os quais devemos usar todos os dias de nossas vidas, nao apenas em 3. 
Um feliz final de Páscoa para todos!
Imagem mais significativa da minha Páscoa, minha afilhada ao ver o coelinho...

3 comentários:

  1. Falou e disse!!

    É exatamente assim mesmo que vejo..só não tenho esse dom que transformar meus pensamentos em palavras.

    ResponderExcluir
  2. Flá, como sempre as suas reflexões são nossos pensamentos que vc traduz em palavras... Obrigada por pensartilhar conosco as suas opiniões que são sempre muito pertinentes...
    Bjo no ♥♥♥
    Tania Gomes

    ResponderExcluir
  3. Já faz muito tempo que,não só a Páscoa mas também o natal, perdeu o significado religioso. Tornaram-se datas meramente comerciais! E de ostentação! É um frenesi! Quem pode comprar mais, presentear com o maior ovo e por aí vai...Não sei não, mas acho que se perguntar a uma criança o que é páscoa ou natal , ela provavelmente não saberá a resposta correta. Ela (a resposta correta) está se diluindo no tempo e no espaço, descaracterizando todo o significado real das coisas.
    Seu comentário é totalmente pertinente. Abs - Kathya Silva

    ResponderExcluir